Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comunidade de Prática em Defesa Cibernética (CoP Def Ciber)
Início do conteúdo da página
#ENaDCiber

Comunidade de Prática em Defesa Cibernética (CoP Def Ciber)

  • Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2017, 09h28
  • Última atualização em Quinta, 03 de Agosto de 2017, 09h54

QUEM SOMOS?

 

A Comunidade de Prática em Defesa Cibernética - CoPDefCiber é uma iniciativa do Núcleo da Escola Nacional de Defesa Cibernética - NuENaDCiber,  voltada à construção de uma plataforma  virtual  estimuladora  e incrementadora da cultura cibernética nacional, que visa atender ao escopo da Política Nacional de Defesa - PND, da Estratégia Nacional de Defesa-END e do Livro Branco de Defesa - LBD, através da disseminação e utilização da    inovação intelectual e tecnológica,  com a aplicação  de modernas tecnologias educacionais de colaboração e cooperação para  gestão do conhecimento  nos campos da Segurança e da Defesa Cibernética.

 

OBJETIVOS?

 

Promover a busca de aderência de membros da academia, de empresas  e organizações civis e militares,  para debater, conceber  e construir, de forma articulada e multidisciplinar, idéias, concepções  e modelos prospectivos a cerca de questões metodológicas, teóricas  e temáticas  propostos pelo Estado-Maior Conjunto do ComDCiber, os quais estão alinhados com nossas demandas doutrinárias.

 

A produção literária e as discussões poderão ser direcionadas para tais temas e iniciativas correlatas:

 

a) "Lacunas jurídicas que dificultam a atuação das Forças Armadas, em Defesa Cibernética, em tempos de paz e de conflito armado"

 

b) "Possibilidades de contribuição da implantação do Sistema Militar de Defesa Cibernética (SMDC) na proteção das infraestruturas críticas nacionais"

 

c) "O emprego da fonte cibernética para a produção de conhecimentos de inteligência no nível estratégico"

 

d) "O emprego do Destacamento de Guerra Cibernética  em Operações de Não-Guerra"

 

e) "Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016: o papel da Defesa Cibernética e perspectivas para o futuro"

 

f) "A Defesa Cibernética como extensão do papel Constitucional das Forças Armadas na Defesa Nacional"

 

g) "O futuro da Segurança Cibernética no Brasil: papéis e responsabilidades"

 

h) "Interações necessárias para a efetiva proteção de infraestruturas críticas nacionais: governo/empresas/academia"

 

COMO PARTICIPAR DESSA COMUNIDADE?

 

A participação na Comunidade de Prática em Defesa Cibernética (CoP Def Ciber) - Santa Maria é realizada por convite. Fala contato com o gestor da Comunidade pelo e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e informe o seu interesse em participar. Caso sua participação seja efetivada você será adicionado à lista de participantes e terá acesso ao ambiente da Comunidade no AVA da ENaDCiber.

 

QUAL O LINK DE ACESSO À COMUNIDADE?

 

A Comunidade de Prática em Defesa Cibernética (CoP Def Ciber) - Santa Maria está hospedada no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Núcleo da Escola Nacional de Defesa Cibernética - NuENaDCiber e pode ser acessado da seguinte forma:

 

 

  1. Acesse o endereço:  https://ava-enadciber.eb.mil.br

 

 

 

  1. Role a página para baixo e acesse o menu de NAVEGAÇÃO e clique em CURSOS.

 

  1. Selecione COMUNIDADES DE PRÁTICA

 

  1. Finalmente clique sobre o link da Comunidade de Prática em Defesa Cibernética (CoP Def Ciber) - Santa Maria. Lembre-se que é necessário um prévio convite (contato com o gestor da comunidade) para cadastro nesta comunidade.

 

 

5) Lembre-se que para ser adicionado à Comunidade de Prática é preciso inicialmente estar cadastrado como usuário do AVA da ENaDCiber. O cadastro pode ser feito pelo endereço:  https://ava-enadciber.eb.mil.br/login/signup.php

 

 

Link de acesso direto à comunidade: https://ava-enadciber.eb.mil.br/enrol/index.php?id=38 

registrado em:
Fim do conteúdo da página